TRILHA SALKANTAY 4 DIAS E 3 NOITES

Esta é uma versão mais curta da clássica Salkantay de 5 dias que também, te levará para a cidadela de Machu Picchu. O caminho é praticamente o mesmo, a única diferença é que no terceiro dia, você irá diretamente para Aguas Calientes. Você viverá momentos de contemplação e meditação em meio a natureza dos andes, tudo o que uma trilha sagrada requer. Salkantay ou Apu Salkantay, é considerada desde a época dos incas, como montanha selvagem e sagrada, seu passo está aos 4.600 m.s.n.m, sendo que seu topo está aos 6.720 m.s.n.m. Esta trilha, está entre as 25 melhores do mundo, segundo a revista da Nat Geo

1º Dia: Cusco / Mollepata / Soraypampa

A aventura começará em Cusco por volta das 04h30min AM, quando nosso guia te buscará para o tour embarcando em uma mini van até o povoado andino de Mollepata, onde será feita uma parada para o café da manhã e compras de snacks e água. Desde esse ponto, já se pode avistar de longe, o nevado de Salkantay.

Em seguida, a viagem continua pela colina de Challacancha, onde se inicia a caminhada do primeiro dia até o acampamento em Soraypampa (3.900 m.s.n.m), onde será feita uma parada para breve descanso e almoço. Durante o percurso, é possível observar as planícies andinas e avistar montes nevados de Salkantay e Humantay.

Finalizando o almoço, a caminhada (2h de subida) continua até a Laguna Humantay (4.200 m.s.n.m), que é um paraíso escondido no meio das montanhas, de onde se pode ver o pôr sol refletir nas águas límpidas da laguna, que mais parecem um espelho natural em meio a natureza. Após a contemplação deste paraíso, caminhada de descida até o acampamento, para o jantar e pernoite.Altitude máxima: 3.850 msnm.

Altitude mínima: 2.850 msnm.
Distância: aproximadamente 11 km.
Pernoite: acampamento – barracas
Refeições: almoço e janta.

2º Dia: Soraypampa / Salkantay / Chaullay

O despertar do dia, será na madrugada, por volta das 05h00min AM e após o café da manhã, a caminhada (aprox. 03h30min) de subida para a montanha Salkantay se inicia. Este será o dia mais pesado e cansativo de todo o trekking, porém um dos mais bonitos, pois durante a caminhada, o clima e vegetação mudam drasticamente. Passando por uma impressionante região chamada de Salkantaypampa, de onde, do lado esquerdo, se avista o nevado Humantay (visitado no dia anterior), de um ângulo diferente.

A caminhada de subida continua, chegando ao passo da montanha Salkantay, localizada aos 4.200 m.s.n.m, onde se tem bons momentos para tirar fotos, contemplar o monte nevado e desfrutar da beleza exótica dos montes andinos. Em seguida, a caminhada continua, agora de descida até o ponto base do almoço que será em Huayracmachay.

Após um delicioso almoço em meio a natureza e um breve descanso, a caminhada de descida continua, agora passando por uma vegetação mais tropical e o clima se torna um pouco mais quente, onde já se é possível encontrar árvores fritiferas. O fim da caminhada será no acampamento em Chaullay, onde será possível tomar um banho quente. 

Altitude máxima: 4.650 msnm.
Altitude mínima: 2.920 msnm.
Distância: Aproximadamente 24 km.
Pernoite: acampamento – barracas
Refeições: café da manhã, almoço e janta.

3º Dia: Chaullay / Sahuayacu – La Playa / Aguas Calientes

Após o despertar do dia e do café da manhã, se inicia a caminhada em direção a La Playa, passando pela ao meio de uma natureza andina de tirar o fôlego e desfrutando da grande quantidade de variedades de flores, plantas e animais, sendo possível comer alguns morangos silvestres pelo caminho.

Após umas 5 horas de caminhada, chega-se por fim, em La Playa, local onde será feita uma parada breve para descansar e saborear um delicioso almoço típico peruano. Em seguida, agora em transporte, você seguira até o setor de hidroelétrica, onde se inicia a caminhada de aproximadamente 3 horas, pelos trilhos do trem, rumo a Aguas Calientes. Durante o trajeto já se pode avistar a cidade de Machu Picchu de um outro ângulo.

Pela noite, em Aguas Calientes, durante o jantar, o guia dará explicações e coordenará como será a caminhada de subida do dia seguinte para Machu Picchu. 

Altitude máxima: 4.490 msnm.
Altitude mínima: 2.040 msnm.
Distância: Aproximadamente 26 km.
Pernoite: acampamento – hotel.
Refeições: café da manha, almoço e janta.

4º Dia: Aguas Calientes / Machu Picchu / Cusco

Neste dia, o café da manhã será em snacks, para que você possa começar a caminhada rumo a Machu Picchu ainda de madrugada, no horário coordenado com o guia no dia anterior, para que seja um dos primeiros a entrar na cidadela assim que esta abrir.

Já em Machu Picchu, juntamente do guia, você fará a visita (aprox. 2 horas) pelas principais áreas urbanas e agrícolas, bem como as torres, praças cerimoniais, fonte sagrada, o relógio solar Intihuatana, uma Oracle sazonal e os terraços que contemplam os domínios Incas.

Terminada a visita, você deverá começar a caminhada de descida para Aguas Calientes, e no horário determinado de seu trem, você deverá se dirigir a estação para que embarque de regresso até Ollantaytambo, onde nosso transfer (mini van), estará à sua espera para lhe trazer de volta ao centro de Cusco.

OBS: Caso deseje, você poderá comprar os boletos de ônibus de subida e descida de Machu Picchu, cada boleto custa $12 dólares.

Trem: Aguas Calientes – Ollantaytambo = 1h45.
Translado: Ollantaytambo – Cusco = 2h00.
Refeições: Café da manhã em snacks.

  • Trilha Salkantay 4 dias;
  • Equipe de primeiros socorros;
  • Transporte até o início da trilha
  • Ticket de entrada para Machu Picchu;
  • Transporte de La Playa até hidroelétrica;
  • Guia profissional bilíngue nos dias da trilha;
  • 02 noites de acampamento em barracas;
  • 01 noite em hotel (2 estrelas) em Aguas Calientes;
  • 03 cafés da manhãs, 03 almoços e 03 jantares (trilha);
  • Ticket de volta de trem de Aguas Calientes para Ollantaytambo; 
  • Transporte (mini van) de regresso de Ollantaytambo para Cusco;
  • Cavalos para transportar os equipamentos de campismo e alimento.
  • Seguro Viagem;
  • Passagens aéreas,
  • Translados de aeroporto;
  • Noites de hotel em Cusco;
  • Saco de dormir e bastões de caminhada;
  • Primeiro café da manhã em Mollepata;
  • Almoço e jantar no último dia em Aguas Calientes;
  • Entrada ao município de Mollepata (10 soles pagos na hora);
  • Ticket de entrada para Waynapicchu (verificar disponibilidade);
  • Ônibus de subida e descida de Aguas Calientes / Machu Picchu (24,00 dólares pagos na hora).
  • Kit higiene, lenços umedecidos;
  • Óculos de sol, boné ou sombreiro;
  • Repelente para mosquitos, bloqueador solar;
  • Botas de Trekking, 4 pares de meia e 1 chinelo;
  • Lanterna, câmera fotográfica e pilhas e baterias extras;
  • Snacks, chocolates, caramelos, barras de cereal, frutas secas;
  • Garrafa de água, tabletes de purificação de água (Micropur);
  • Passaporte ou RG originais (documento que usará para viajar);
  • Touca, cachecóis, capa corta vento, capa de chuva e luvas;
  • Calça e blusa térmicas (segunda pele) e blusa de frio fleece.

1. Como reservar a trilha Salkantay?

A reserva é fácil, envie-nos uma cópia do seu passaporte ou RG, a data que deseja iniciar a trilha e o pré-pagamento mínimo por pessoa.

2. Qual é diferença entre a Salkantay de 4 e 5 dias?

A Salkantay de 4 dias, é igual a de 5 dias até o terceiro dia na hora do almoço, quando a de 4 dias segue em mini van diretamente para a hidroelétrica e de lá para Aguas Calientes e a de 5 dias, passa uma noite a mais em Santa Teresa.

3. Posso fazer sozinho a caminhada de Salkantay?

Sim, você pode fazer a trilha sozinho, porém é um caminho que contém umas partes perigosas e sem o apoio de algum guia, pode ser difícil um socorro, caso você se machuque.

4. A trilha Salkantay chega até Machu Picchu?

Sim, chega por via Aguas Calientes, não diretamente a cidadela como é o caso do Caminho Inca Clássico. Normalmente se passa uma noite em um hotel em Aguas Calientes, para que no dia seguinte, fazer a visita a Machu Picchu.

5. O que devo levar para Salkantay?

Você deve levar sua mochila de 40 litros, com kit higiene, 2 trocas de roupas, lanternas, roupa de calor, repelente, bloqueador solar, saco de dormir, passaporte, óculos de sol, bastão de caminhadas e dinheiro extra.

6. Posso alugar um cavalo em Salkantay?

Sim, você pode alugar um cavalo, para o início do segundo dia na trilha, por causa da subida íngreme até o passo.

WhatsApp WhatsApp us