Trilha salkantay

Salkantay ou montanha selvagem, como era chamada pelos incas, é a segunda maior montanha nevada do Perú, seu passo está aos 4.600 metros de altitude, sendo que seu pico está aos 6.720 metros de altitude. Essa trilha, está entre as 25 melhores de todo o mundo, segundo a revista da Nat Geo. Ela é considerada a “trilha mais tranquila” de todo o Perú, pois neste caminho, você desfrutará da natureza exótica que ela oferece com suas lagoas, cachoeiras, montanhas nevadas, animais, pássaros, além da mudança climática que vai desde o frio intenso até o clima tropical e ainda, desfrutará de uma tirolesa de tirar o folego em cima do rio Urubamba. Você viverá momentos de contemplação e meditação.

01° Dia: Cusco / Mollepata / Challacancha / Soraypampa

Saindo de Cusco por volta das 04h30min da manhã, a viagem será até o povoado andino de Mollepata (cerca de 03 horas), onde você terá a opção de tomar café da manhã e comprar alguns itens que te falte. Em seguida, a viagem por cerca de mais 01 hora segue até a colina de Challacancha onde se inicia o primeiro dia de caminhada e de onde, já se avista o monte de Salkantay.

A caminha até Soraypampa, será tranquila e quase toda plana e, durante o caminho, é possível observar as planícies andinas, casas de camponeses, algumas fazendas de agricultores, fauna e flora local, mas o que mais chamará a atenção, será os montes de Salkantay e Humantay.

A previsão de chegada a Soraypampa é por volta das 13:00 horas, horário em que o almoço será servido. Após breve pausa para o descanso, a caminhada de mais 01:30 horas (opcional) continua até a Laguna Humantay, de onde se vê o pôr do sol refletir nas águas límpidas que parecem um espelho em meio à natureza.  Antes do escurecer, caminhada de descida de volta para o acampamento para o café da tarde e jantar.

Altitude máxima: 4.200 msnm.
Altitude mínima: 2.850 msnm.
Distância: aproximadamente 14 km.
Pernoite: acampamento – barracas
Refeições: almoço e janta.

02° Dia: Soraypampa / Salkantay / Chaullay

O despertar do dia, será na madrugada, por volta das 05h00min AM e após o café da manhã, a caminhada (aprox. 03h30min) de subida para a montanha Salkantay se inicia. Este será o dia mais pesado e cansativo de todo o trekking, porém um dos mais bonitos, pois durante a caminhada, o clima e vegetação mudam drasticamente. Passando por uma impressionante região chamada de Salkantaypampa, de onde, do lado esquerdo, se avista o nevado Humantay (visitado no dia anterior), de um ângulo diferente.

A caminhada de subida continua, chegando ao passo da montanha Salkantay, localizada aos 4.200 m.s.n.m, onde se tem bons momentos para tirar fotos, contemplar o monte nevado e desfrutar da beleza exótica dos montes andinos. Em seguida, a caminhada continua, agora de descida até o ponto base do almoço que será em Huayracmachay.

Após um delicioso almoço em meio a natureza e um breve descanso, a caminhada de descida continua, agora passando por uma vegetação mais tropical e o clima se torna um pouco mais quente, onde já se é possível encontrar árvores fritiferas. O fim da caminhada será no acampamento em Chaullay, onde será possível tomar um banho quente. 

Altitude máxima: 4.650 msnm.
Altitude mínima: 2.920 msnm.
Distância: Aproximadamente 24 km.
Pernoite: acampamento – barracas
Refeições: café da manhã almoço e janta.

03° Dia: Chaullay / La Playa / Santa Teresa / Cocalmayo

Após o despertar do dia e do café da manhã, se inicia a caminhada em direção a La Playa, passando pela ao meio de uma natureza andina de tirar o folego e desfrutando da grande quantidade de variedades de flores, plantas e animais, sendo possível comer alguns morangos silvestres pelo caminho.

Após umas 5 horas de caminhada, chega-se por fim, em La Playa, local onde será feita uma parada breve para descansar e saborear um delicioso almoço típico peruano. Em seguida, agora em transporte, você seguirá em direção ao povoado de Santa Teresa, onde será o local do acampamento. Após as acomodações, você terá a opção de tomar um transporte até as águas termais de Cocalmayo e desfrutar de algumas horas nas piscinas de águas vulcânicas em meio as montanhas.

Pela noite, após o jantar, haverá uma festa no acampamento com fogueira, música de todos os tipos, onde você se divertirá, celebrará e fará novas amizades.

Altitude máxima: 2.920 msnm.
Altitude mínima: 1.600 msnm.
Distância: Aproximadamente de 17 km.
Pernoite: acampamento – barracas
Refeições: café da manhã, almoço e janta.

04° Dia: Santa Tereza / Hidroelétrica / Aguas Calientes

Após e o café da manhã, o guia coordenará com o grupo e com o transporte da tirolesa, para que sigam até o ponto onde você se aventurará em uma tirolesa de 800 e 900 metros, se aventurará em uma parede de cachoeira de escalada e ainda, se aventurar em uma ponte de arborismo por cima do rio Urubamba.

Após o tour aventura, você e seu grupo seguirão em transporte até o setor de hidroelétrica, onde será feita uma pausa para o descanso e almoço em um restaurante típico peruano com uma vista linda do local e de onde já se pode avistar as costas de Machu Picchu.

Finalizando o almoço, se inicia a caminhada pelos trilhos do trem rumo ao povoado de Aguas Calientes (aprox. 03h00min), onde em sua chegada ao povoado, será conduzido ao seu hotel para o descanso e pernoite. Durante o jantar o guia coordenará como será a subida do dia seguinte para Machu Picchu.Altitude máxima: 2.350 msnm.

Altitude mínima: 2.000 msnm.
Distância: Aproximadamente de 16 km.
Pernoite: Hotel turístico (2 estrelas).
Refeições: café da manhã, almoço e janta.

05° Dia: Aguas Calientes / Machu Picchu / Cusco

Neste dia, o café da manhã será em snacks, para que você possa começar a caminhada rumo a Machu Picchu ainda de madrugada, no horário coordenado com o guia no dia anterior, para que seja um dos primeiros a entrar na cidadela assim que esta abrir.

Já em Machu Picchu, juntamente do guia, você fará a visita (aprox. 2 horas) pelas principais áreas urbanas e agrícolas, bem como as torres, praças cerimoniais, fonte sagrada, o relógio solar Intihuatana, uma Oracle sazonal e os terraços que contemplam os domínios Incas.

Terminada a visita, você deverá começar a caminhada de descida para Aguas Calientes, e no horário determinado de seu trem, você deverá se dirigir a estação para que embarque de regresso até Ollantaytambo, onde nosso transfer (mini van), estará à sua espera para lhe trazer de volta ao centro de Cusco.

 

OBS: Caso não queira ou não se sinta bem para caminhar, você poderá comprar os boletos de ônibus que sobem para Machu Picchu, cada boleto custa $12 dólares e o guia pode indicar o local de compra.

Trem: Aguas Calientes – Ollantaytambo = 1h45
Traslado: Ollantaytambo – Cusco = 2h00
Refeições: Café da manhã em snacks

  • Trilha Salkantay 5 dias;
  • Tirolesa no 4° dia da trilha;
  • Entrada para Machu Picchu;
  • Equipe de primeiros socorros;
  • Ônibus de turismo até Mollepata;
  • Guia bilíngüe para os 5 dias de trilha;
  • 01 noite em Pousada básica em Aguas Calientes;
  • 04 cafés da manhã, 04 almoços, 04 jantares (trilha);
  • Transporte em ônibus / van de Ollantaytambo / Cusco;
  • Bilhete de trem de volta Aguas Calientes / Ollantaytambo;
  • Cavalos para transportar o equipamento de campismo e alimentos;
  • Equipamentos de camping completo: barraca de cozinha, barraca de quarto.
Opcionais: Consulte-nos
  • Hotéis de outras categorias;
  • Entrada para montanha Waynapicchu;
  • Trem de outra categoria ou horário mais cedo.
  • Seguro viagem;
  • Passagens aéreas;
  • Translados de aeroporto;
  • Noites de hotel em Cusco;
  • Saco de dormir e bastões de caminhada;
  • Primeiro café da manhã (Mollepata);
  • Bilhete de entrada para Waynapicchu;
  • Último almoço e jantar em Aguas Calientes;
  • Entrada ao município de Mollepata (10 soles pagos na hora);
  • Entrada de 10 soles nas águas termais de Cocalmayo (pagos na hora);
  • Transporte de ida e volta de Santa Tereza / Cocalmayo (10 soles pagos na hora);
  • Ônibus de subida e descida de Aguas Calientes / Machu Picchu 24,00 dólares.
  • Kit higiene, lenços umedecidos;
  • Óculos de sol, boné ou sombreiro;
  • Repelente para mosquitos, bloqueador solar;
  • Botas de Trekking, 4 pares de meia, chinelo;
  • Lanterna, câmera fotográfica e pilhas extras;
  • Snacks, chocolates, caramelos, barras de cereal, frutas secas;
  • Garrafa de água, tabletes de purificação de água (Micropur);
  • Passaporte ou RG originais (documento que usará para viajar);
  • Touca, cachecóis, capa corta vento, capa de chuva, luvas;
  • Calça e blusa térmicas (segunda pele) e blusa de frio fleece;
  • Shorts e roupa para banho (biquíni / sunga) para as Aguas Termais.

1. Como reservar Salkantay?

A reserva é fácil, envie-nos uma cópia do seu passaporte ou RG, a data que deseja iniciar a trilha e o pré-pagamento mínimo por pessoa.

2. Qual é a melhor época para fazer Salkantay?

Entre os meses de maio a outubro, pois é época de seca e nao há chuvas.

3. Posso fazer sozinho a caminhada de Salkantay?

Sim, você pode fazer a trilha sozinho, porém é um caminho que algumas partes perigosas e sem o apoio de algum guia, pode ser complicado caso você se machuque.

4. A trilha Salkantay chega até Machu Picchu?

Sim, chega por via Aguas Calientes, nao diretamente a cidadela como é o caso do caminho inca clássico. Normalmente se passa uma noite em um hotel em Aguas Calientes, para que no dia seguinte, se chegue a cidadela dos incas.

5. O que devo levar para Salkantay?

Você deve levar sua mochila de 40 litros, com kit higiene, 2 trocas de roupas, lanternas, roupa de calor, repelente, bloqueador solar, saco de dormir, passaporte, óculos de sol, bastão de caminhadas e dinheiro extra.

6. Posso alugar um cavalo em Salkantay?

Sim, você pode alugar cavalo para o segundo dia, quando a subida para o passo de Salkantay é o mais difícil de todo o caminho.

Mapa-Trilha-Salkantay

WhatsApp WhatsApp us