Trilha inca

A Trilha Inca Clássica é a trilha mais famosa da América do Sul e se classifica como uma das 5 trilhas mais famosas de todo o mundo. Sua extensão é de apenas 43 km combinando paisagens montanhosas, florestas, selva subtropical, vista de montes nevados e muitas ruinas Incas. O destino final desta trilha é a misteriosa e famosa cidadela perdida dos incas, Machu Picchu.

01° Dia: Cusco / Km 82 / Wayllabamba

O primeiro dia começa bem cedo, entre 04h30min e 05h00min da manhã, nosso guia lhe buscará em seu hotel em Cusco para seguirem em transporte turístico para a cidade de Ollantaytambo, onde será feita uma pausa para o café e uso de banheiros. Seguindo a viagem por mais alguns instantes, você chegará ao km 82 aonde começa a trilha sobre uma ponte no rio Urubamba.
A caminhada neste dia é amena chegando ao máximo entre 10 e 12 km com e a altitude máxima de 3.000 metros acima do nível do mar. A caminhada será de muita tranquilidade ao meio da natureza exuberante da trilha inca e com vistas de sítios arqueológicos como o de Patallacta e de Pulpituyuq.
O dia terminará em Wayllabamba, com um delicioso café da tarde servido pelos cozinheiros, onde terá um tempo para sentar e conversar com os colegas de caminhada interagindo e dividindo experiências. Mais tarde o jantar será servido e após, seu primeiro dia de pernoite em barracas.
OBS: Para este dia, é importante que diga ao guia se poderá ou não carregar as suas bagagens para que ele possa providenciar um porteador extra, pois este será o único dia em que poderá recorrer a este serviço.
Altitude máxima: 3.000 msnm.
Altitude mínima: 2.700 msnm.
Distância: aproximadamente 10 / 12 km.
Pernoite: acampamento com barracas
Refeições: almoço e jantar.

02° Dia: Wayllabamba / Pacaymayo

Este será o dia mais cansativo de toda a trilha, pois a caminhada na maior parte do dia é de subida com escadarias incas, passando pelo sítio arqueológico de Runkuraqay que na época dos incas pode ter sido usado como ponto de descanso. A subida segue até o ponto mais alto (4.200 metros de altitude), que é o passo de “Abra de Warmiwanuska” ou passo de “A mulher morta”.
A partir deste ponto, a caminhada será somente de descida pelas escadarias incas, passando por córregos de água fresca, florestas, flores e pássaros da região até o segundo acampamento em Pacaymayo, onde será servido o almoço e mais tarde o jantar.
Altitude máxima: 4.200 msnm.
Altitude mínima: 3.600 msnm.
Distância: aproximadamente 16 quilômetros.
Pernoite: acampamento com barracas
Refeições: café da manhã, almoço e jantar.

03° Dia: Pacaymayo / Wiñaywayna

Após o café da manhã, a caminhada segue de Pacaymayo, passando por florestas, rios, vegetações, várias espécies de flores, animais e pelas escavações arqueológicas de Sayacmarca, Phuyupatamarka e Intipata que são as ruinas mais bonitas ao longo do caminho.
Após algumas horas de caminhada, pausa para o almoço e após breve descanso, a caminhada continua até o complexo arqueológico de Wiñaywayna onde será o acampamento deste dia e aonde você visitará a este complexo arqueológico antes do jantar ser servido.
Altitude máxima: 3.800 msnm.
Altitude mínima: 2.700 msnm.
Distância: aproximadamente 12 quilômetros.
Pernoite: acampamento com barracas
Refeições: café da manhã, almoço e janta.

04° Dia: Visita à cidade de Machu Picchu

O despertar deste dia será por volta das 03h00min da manhã para que as 04h30min se possa iniciar a caminhada até a Puerta Del Sol (Inti Punku) que após longos três dias de caminhada, é um reduto de descanso, contentamento, pensamento, contemplação da natureza e reflexão de todo o que se viveu por estes dia na trilha e uma preparação para se entrar a cidadela sagrada de Machu Picchu.
Alguns minutos a mais de caminhada e você já estará no parque inca de Machu Picchu e, acompanhado de seu guia turístico visitarão os templos, as casas e os terraços da cultura inca além, de se surpreender com o conhecimento da ciência, engenharia e hidráulica que os incas possuíam.
Você ainda poderá escalar a montanha de Waynapicchu de onde se tem uma vista completa de toda a Machu Picchu e onde tem o Templo da Lua que era usado como um ponto de observação astrológica. Porém, para que possa desfrutar dessa montanha, recomendamos nos consultar no ato em que comprar o seu pacote para a trilha, pois as vagas são limitadas em apenas 400 visitantes ao dia.
Após a sua visita a Machu Picchu, você deverá iniciar a caminhada de descida para o povoado de Aguas Calientes, para que pegue o seu trem de retorno até a estação de Ollantaytambo, onde nosso transfer estará à sua espera para lhe trazer para Cusco.
Altitude máxima: 2.700 msnm.
Altitude mínima: 2.200 msnm.
Distância: aproximadamente 6 quilômetros.
Refeições: café da manhã.

  • Ticket de entrada ao parque Inca
  • Ticket de entrada para Machu Picchu
  • Guia profissional bilíngue durante a trilha
  • 01 noite de hotel 2 estrelas em Aguas Calientes
  • Todos os equipamentos de campismo necessários
  • Transporte turístico até o ponto de início da caminhada
  • Balão de oxigênio, kit de primeiros socorros, pessoal de resgate
  • Trem turístico de retorno de Aguas Calientes para Ollantaytambo
  • Transporte turístico de retorno de Ollantaytambo para o centro de Cusco
  • 03 cafés da manhã, 03 almoços e 03 jantares durante a trilha.
  • Translados de aeroporto
  • Noites de hotel em Cusco
  • Alimentações de despesas extras
  • Saco de dormir e bastões de caminhada
  • Café da manhã no primeiro dia (Ollantaytambo)
  • Carregador extra para seus pertences de mochila
  • Bilhete para montanha de Waynapicchu USD 80,00
  • Almoço e jantar nos 4° e 5° dias em Aguas Calientes
  • Ônibus de descida de Machu Picchu para Aguas Calientes.
  • Garrafa de água
  • Capa de chuva para época de chuvas
  • Lanterna, câmera fotográfica e pilhas extras
  • Folhas de coca, chás e remédios pessoais
  • Lanches de frutas secas, chocolates e caramelos
  • Bastões de caminhada e saco de dormir para – 5 graus
  • Kit higiene, papel higiênico e lenços umedecidos
  • Protetor solar, óculos de sol, repelente para mosquitos
  • Casaco para frio; calças e bermudas, boné, 3 pares de meias
  • Passaporte ou RG originais (documento que usará para viajar).

1. Como você reserva a trilha Caminho Inca?

Um Viajante deve primeiro consultar um operador autorizado para processar os espaços, se eles ainda existirem para a data desejada, ou se conectar com um operador turístico de sua escolha.

2. Por quanto tempo devo reservar a trilha inca?

Depende da estação ou clima em Cusco, por exemplo, de dezembro a abril com quatro meses de antecipação por estação chuvosa há menos pessoas então sempre há vagas, mas do mês de maio até o mês de outubro com sete a oito meses de antecedência.

3. É difícil a trilha inca?

Não, é um caminho de nível médio para forte, nada difícil com uma boa aclimatação entre dois a três dias é o suficiente. Já que a altitude é o que mais torna o caminho difícil.

4. Existe um limite de idade para fazer o Caminho Inca?

Não. Se você tem uma boa condição física, pode fazê-lo até os 70 anos, portanto verifique antes de subir.

5. Quantos quilômetros é o Caminho Inca?

Todo o percurso é de 45km até Machu Picchu e de lá você volta de trem para Cusco, ou você tem a opção de ficar uma noite na cidade de Aguas Calientes.

6. Posso fazer sozinho o Caminho Inca?

Não, você precisa contratar uma agência de viagens autorizada em Cusco, pois somente elas tem acesso a comprar os ingressos pelo governo peruano.